O fogão a lenha é um item da cozinha tradicional que continua a ser usado por muitas pessoas ao redor do mundo.
Além de ser muito charmoso e deixar o ambiente mais acolhedor, ele também deixa a sua comida mais saborosa!
Quer saber o que torna esse eletrodoméstico ainda mais incrível? Confira 5 vantagens do fogão a lenha e como ele pode transformar a sua cozinha e o seu lar. Continue a leitura e saiba mais!
1. Aquecimento do ambiente
O fogão a lenha não serve apenas para cozinhar, ele também é uma excelente fonte de calor para deixar o ambiente quentinho. É por isso que o fogão a lenha se torna uma opção para manter a casa aquecida em muitas casas em regiões rurais.
Lembre-se: quanto maior o fogão, mais ele irá esquentar os grandes ambientes. Se você não quer passar frio na sua cozinha, o fogão a lenha é a solução ideal para você.
O que esquenta mais? Fogão, lenha ou lareira?
O grande diferencial do fogão à lenha em relação a outras formas de aquecimento é que ele gera calor de forma constante e intensa.
Por isso, quando o fogão a lenha está bem posicionado, ele é capaz de aquecer não somente a sua cozinha, mas também outros cômodos da sua casa.
Em comparação, o fogão a gás e a lareira normalmente têm a capacidade de aquecer ambientes menores como uma sala.
Então, o fogão a lenha ganha destaque pela sua eficiência e durabilidade no aquecimento de ambientes maiores.
2. Sabor único e diferenciado
Os usuários de fogão a lenha sabem que aquecer o ambiente interno não é a sua única utilidade. Ele também cumpre o papel de protagonista quando o assunto é o seu estômago e paladar.
Afinal, ele confere um sabor único aos pratos por conta da maneira como são preparados.
Por que comida no fogão a lenha é mais gostosa?
O segredo da comida feita no fogão a lenha é o processo de cozimento. O calor não é distribuído de maneira homogênea, como acontece com o fogão a gás ou o fogão elétrico. Assim, os alimentos absorvem calor de maneira mais profunda e lenta.
Lentidão é a palavra-chave aqui. Ser demorado é o que dá mais sabor à comida, deixando as carnes mais suculentas, cozidos mais saborosos e pães com a casca mais crocante.
Outro ponto importante é a fumaça gerada pela queima da lenha. Ela pode oferecer ao alimento uma leve defumação, o que potencializa o sabor.
3. Economia e sustentabilidade
Por não ser um produto que vai ser ligado na tomada como outros eletrodomésticos, o fogão a lenha é uma boa solução para quem deseja economizar na energia elétrica.
Mas isso não é tudo: ele usa como combustível um recurso renovável. Isto é, a madeira.
Assim, ele se torna uma alternativa com menor impacto ambiental e maior contribuição com a sustentabilidade quando comparados com fogões que usam eletricidade ou gás.
Impactos no seu paladar e no seu bolso
Além da questão ambiental, o fogão a lenha pode ser uma opção mais econômica. Isso acontece principalmente em regiões onde a lenha é um recurso de fácil acesso.
Como o combustível é renovável, você pode reduzir os seus custos de energia elétrica e gás ao usar o fogão à lenha de forma significativa.
4. Durabilidade e longevidade
Um outro benefício dos fogões a lenha é a sua durabilidade. Eles podem durar muitas décadas quando bem cuidados, o que significa uma opção de longo prazo para a sua cozinha e também para aquecer a casa.
A razão disso é simples: eles são feitos com materiais robustos, como metais, alvenaria e barro. Por isso, eles permanecem funcionais por muitos anos mesmo com o uso constante.
Manutenção simples e acessível
Enquanto o fogão moderno pode exigir peças de reposição caras e uma manutenção mais técnica e especializada, o fogão a lenha oferece simplicidade.
Ele pode ser mantido e reparado de maneira mais fácil, com ferramentas simples. Isso significa menos custos com mão de obra, manutenção e reposição de peças.
Ou seja, mais tempo de uso e descomplicação para você e a sua família.
5. Mais versatilidade na cozinha
Você gosta de feijoada, sopas e assados? O fogão a lenha traz uma grande variedade de pratos e receitas para dar mais versatilidade à sua cozinha.
Com diferentes utensílios e panelas, o fogão a lenha é ideal para cozinhar pratos que exigem um cozimento mais lento e constante.
Qual a panela mais indicada para fogão a lenha?
Usar a panela ideal é importante para aproveitar todos os benefícios que o fogão a lenha tem a oferecer.
A panela de ferro é ótima, pois retém o calor e distribui de maneira uniforme. Isso permite maior eficiência na hora de cozinhar os alimentos.
Uma outra opção é a panela de barro, pois proporciona uma cocção lenta e uniforme. Agora, se você prefere um utensílio mais leve experimente também a panela de alumínio. Apenas certifique-se de que ela resista ao calor intenso.
Observação: evite panelas muito finas, pois elas podem deformar pelo calor extremo do fogão a lenha depois de um certo tempo de uso.
Agora que você conhece as vantagens do fogão a lenha, que tal garantir o seu? Acesse o site das Lojas Lebes e confira nossos modelos agora mesmo!